segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um pouquinho sobre depressão

A depressão pode ser fruto de diversas causas ou da misturas entre elas. A deficiência de neurotransmissores como a dopamina, noradrenalina e serotonina (responsáveis pelo: humor, sentimento de prazer e de satisfação) em casos depressivos pode ser fruto de sua baixa produção ou sua grande “degradação” (metabolização pelo organismo).

Os sintomas descritos são variados, como: alteração do apetite e sono, desanimo, falta de prazer na vida, pessimismo, sentimento de fracasso, lentidão, dificuldade de concentração e tristeza profunda.

Vale lembrar que a patologia depressão é diferente de estar triste ou chateado por alguma razão. A depressão é uma “doença do corpo todo”, e pode expressar-se de maneira distinta em cada pessoa, que podem compartilhar os mesmos sintomas ou não. Além disso, quem sofre de depressão não consegue se curar apenas com força de vontade ou atividades que proporcionem prazer, o que distingue a doença de uma simples infelicidade.

A depressão pode ser classificada com base em muitos critérios. Uma das classificações mais citadas separa a depressão típica do transtorno bipolar (momentos de depressão e excitação alternados – sintomatologia por vezes semelhante a da esquizofrenia). Outra classificação adotada mede a intensidade da depressão, que pode ser leve, moderada ou intensa.

Imagem que faz referencia aos sintomas do transtorno bipolar

Postado por Talyta Cortez Grippe

Referencias:

http://www.psicosite.com.br/tra/hum/bipolar.htm

http://gballone.sites.uol.com.br/voce/dep.html#1

http://enfermagematual.blogspot.com/feeds/posts/default

http://psiadolescentes.wordpress.com/depressao/

http://www.santalucia.com.br/neurologia/depressao/default-p.htm

Nenhum comentário: